Descrição
O sistema educativo português parece ter perdido a noção de como responder às necessidades educacionais dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE). Muito do que se vai dizendo hoje em dia sobre educação especial, sobre NEE, sobre inclusão, não faz sentido, confundindo os profissionais de educação e os pais.
Este livro, numa nova edição, revista e atualizada, pretende dar um pequeno contributo nesse sentido, considerando temas e abordando questões com que a Educação, particularmente a Educação Especial, se está a ver confrontada.
De entre eles, destacamos um conjunto de questões que passamos a enunciar:
- Será que todos os alunos com necessidades educativas especiais devem ser incluídos em classes regulares (inclusão total)?
- Será que, sem a elaboração concertada de programas educativos individualizados (PEI), os alunos com necessidades educativas especiais veem as suas necessidades respondidas?
- Será que (parafraseando Kauffman) poderemos falar de diferença e necessidades especiais sem palavras (categorização)?
- Será que, no caso dos alunos com necessidades educativas especiais, a ênfase no ensino direto e em outros métodos mais estruturados, baseados nos resultados da investigação, devem diminuir em detrimento de aproximações mais holísticas e construtivistas?
- Será que é possível a colaboração entre docentes, docentes e pais e docentes e outros agentes educativos, sem a compreensão de um processo que leve ao produto desejado, o sucesso do aluno com necessidades educativas especiais?
- Será que a legislação que visa o atendimento educacional a alunos com necessidades educativas especiais é a mais adequada?
Coleção Educação EspecialCom a entrada do século XXI, há todo um conjunto de questões com que, necessariamente, a educação especial se está a debater.
Desde qual será o melhor modelo de atendimento para o aluno com necessidades educativas especiais, incluindo aquele com problemáticas severas, até ao papel que o professor do ensino regular e da educação especial, os pais e demais agentes educativos devem desempenhar na sua educação, tudo são questões em aberto a que, com certeza, a investigação e a literatura especializada têm de dedicar especial atenção.
Tendo por base estas premissas, a Porto Editora decidiu lançar uma coleção de livros, intitulada Educação Especial, com o intuito de pôr à disposição de todos os profissionais ligados à educação – professores, terapeutas, psicólogos, médicos e pais – um conjunto de instrumentos que lhes permita não só refletir sobre as práticas mais adequadas ao atendimento do aluno com necessidades educativas especiais, mas também intervir de uma forma mais abalizada e mais criteriosa, tendo por base uma nova realidade que se avizinha, centrada numa escola para todos.
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