Descrição
Do ramo de uma árvore. A palheta de 8 furos. Reinterpretação da palheta de José dos Reis (Monsanto, 1911-1996). Um projecto de Filipe Faria e Pedro Castro com os mestres construtores Mário Estanislau e Vítor Félix.
Title: From the branch of a tree. The 8-hole palheta. A reinterpretation of the instrument of José dos Reis (Monsanto, 1911-1996). A project by Filipe Faria and Pedro Castro with master instrument builders Mário Estanislau and Vítor Félix.
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O LIVRO
THE BOOK
Um projecto A project by: Arte das Musas
Design: Filipe Faria/Arte das Musas
Fotografia Photo: Filipe Faria [excepto except p.29]
Tradução Translation: Dominic Zugai (KennisTranslations)
Impressão Printing: Printer Portuguesa
Depósito legal Legal deposit: 448029/18
ISBN: 978-989-95983-4-8
© Arte das Musas, 2018
Todos os direitos reservados
All rights reserved
Páginas 60
Dimensões 20,5 x 16,5 cm
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Paulo Longo
O outro é aquele que nos traz aqui 9
The other is what brings us here 11
Filipe Faria
No princípio era o som 13 LINK
In the beginning was the sound 17 LINK
João Soeiro de Carvalho
Palheta: A música no tempo dos pastores? 23
The palheta: Music from the age of shepherds? 31
Tabelas de digitação Fingering charts 40
Filme documental Documentary film 49
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NO PRINCÍPIO ERA O SOM
FILIPE FARIA
O instrumentário musical popular português que hoje conhecemos é o resultado da contaminação inevitável da viagem, do gosto, da experiência ou da necessidade. Deste corpus vivo destacam-se aqueles instrumentos que representam a tradição de uma comunidade ou região, encarados como elementos identitários fundamentais. A par deste existe um outro, vivido, no passado, com igual fulgor e proximidade, mais ou menos presente na experiência dos dias de hoje, mais ou menos comum a todo o território e para além dele, que é parte essencial da nossa memória sonora colectiva. (…)
IN THE BEGINNING WAS THE SOUND
FILIPE FARIA
The instruments of Portuguese folk music we know today are inevitably the cumulative result of travel, taste, experience and necessity. The instruments which stand out among this living corpus are those which represent the tradition of a particular community or region as fundamental elements of their identity. Alongside this living set of instruments exists another which shone with equal brilliance and significance in the past; a body of instruments that remain more or less present today throughout their territory and beyond and which remain an essential part of our collective aural memory. (…)
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