Jack Gilbert (1925 – 2012) foi um poeta americano nado e criado em Pittsburgh, no estado da Pensilvânia. Atipicamente pouco prolífico, Gilbert conseguiu, no entanto, cultivar desde o início a admiração e o apreço dos seus pares, convivendo com Allen Ginsberg e Jack Spicer, embora sem nunca se filiar a qualquer movimento ou escola.

O sucesso do seu primeiro livro, Views of Jeopardy (1962), merecedor do prémio Yale Younger Poets, e a conseguinte bolsa da Guggenheim Fellowship, votá-lo-iam a uma longa jornada de silêncio pela Europa: Inglaterra, Dinamarca e Grécia foram a sua casa. Gianna Gelmetti, Linda Gregg e Michiko Nogami as suas paixões e motivo central de toda a sua obra: quatro livros, número parco, tendo em conta os seus cinquenta anos de escrita, formam um ciclo memórias, perdas e um olhar angustiante sobre a passagem inexorável do tempo.


.

Se “Em Tudo Havia Beleza” procurava no passado o caminho para regressar ao presente, aqui Manuel Vilas escreve uma história que vai buscar ímpeto ao passado para se lançar para o futuro e tudo o que ele pode trazer de inesperado. Depois da dor do auto-conhecimento, esta é a história da busca esperançada da alegria, essa reivindicação de fé e coragem em tempos convulsos, essa força maior da vida, que, como a beleza, pode estar em qualquer lugar.

O que é um escritor? Como vive? Como cria? Como sente? Partindo das suas memórias do ofício, João Tordo esboça neste livro uma espécie de manual para todos aqueles que se interessam pelo mundo da escrita sejam escritores a dar os primeiros passos ou leitores curiosos. Misturando humor e pragmatismo, memórias de vida e conselhos úteis, o autor abre as portas da sua actividade e da sua relação com a literatura e a vida a todos aqueles que experimentam a magia da ficção.


.

Livros em Língua Inglesa

Depicting a young woman’s life in Nazi Germany, a masterpiece from the author of Child of All Nations.

Nineteen-year-old Sanna just wants to drink her beer in peace, but that’s difficult when Hitler has come to town and his motorcade is blocking the streets of Frankfurt. What’s more, her best friend Gerti is in love with a Jewish boy, her brother writes books that have been blacklisted and her own aunt may denounce her to the authorities at any moment, as Germany teeters on the edge of the abyss. Written after she had fled the Nazi regime, Irmgard Keun’s masterly novel captures the feverish hysteria and horror of the era with devastating perceptiveness and humour.


.

Esta é a história de uma criança que pede ao pai que lhe conte a história de um cão. Mas ele não sabe histórias de cães e por isso começa a propor outras em que entram animais como o leão, o porco, a galinha ou o burro. Destas histórias que o pai inicia nasce, no final, uma história que tem como protagonista um cão.

O Quadrado de F. é o primeiro livro de teatro de Filipa Leal. Reúne quatro peças inéditas. Três curtas de teatro – Morrer na Praia e Cama de Gato (já encenadas), e À Espera do Samuel – bem como o texto mais longo deste conjunto, que dá título ao livro, O Quadrado de F..

.

A Resistência Íntima é um atento e profundo ensaio sobre a condição humana. Contra as forças desagregadoras que nos condenam a um exterior superficial e a um interior volúvel, Esquirol propõe uma experiência e uma ética da proximidade, da valorização da quotidianidade e do cuidado de si.

Mentira Romântica e Verdade Romanesca é o primeiro livro de René Girard e marca o início de uma obra desbravadora de novos caminhos na compreensão do ser humano. Aqui, o autor apresenta uma nova teoria antropológica, a teoria do carácter mimético do desejo, por meio da análise da obra de cinco grandes autores: Cervantes, Stendhal, Flaubert, Proust e Dostoiévski.


Novidades Ficção


Novidades Literatura Infanto-Juvenil


Novidades Música



Muzz é o disco homónimo de estreia do trio maravilha formado por Paul Banks (vocalista dos Interpol), Josh Kaufman (produtor e multi-instrumentista, parte dos The National, War On Drugs e Bonny Light Horseman) e Matt Barrick (baterista dos Walkmen e Fleet Foxes).